Ilha de Florianópolis
Ilha de Florianópolis

Guia de Bairros: Ilha de Florianópolis

A Ilha de Florianópolis está situada na região sul do Brasil, banhada pelo Oceano Atlântico. Seu território corresponde aproximadamente 75% da capital, pois a outra parte geográfica de Floripa está no continente. Repleta de lagoas, relevos, montanhas, praias, cavernas, é conhecida pelo apelido de Ilha da Magia por seu folclore histórico, onde é relatado o aparecimento de bruxas e outras figuras que enriquecem a cultura brasileira.

Segundo município mais populoso do estado, com mais de 500 mil habitantes, foi considerada pela UNESCO em 2014 uma das cidades mais criativas do Brasil ao lado de Curitiba. Com forte influência tecnológica, tornou-se a cidade queridinha das empresas que visam modernidade e pautam a responsabilidade social em seus valores comerciais. Estima-se que a capital-ilha tenha ao menos 42 praias em seu litoral, mas estudos como o do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), é considerado que o local tenha mais de 100 praias.

Conheça Florianópolis, a ilha da magia! | Rodoviariaonline

Expansão

Polo da Tecnologia da Informação (TI), grandes empresas passaram a investir no local, com startups e centros empresariais. É considerada a capital tecnológica do país, e concentram empresas locais como as mais bem sucedidas do país, como a BRF, Eletrosul e Bunge.

Com um crescimento de 1,6% ao ano (2019), Florianópolis já ultrapassou a marca de 500 mil residentes. Durante o verão, estima-se que o número praticamente dobra, colocando a cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Com um PIB acima da média para padrões brasileiros, tem uma média superior a grandes capitais sul-americanas como Buenos Aires, por exemplo. Com 424 km², sua renda per capita é de R$39 mil, segundo o IBGE (2015).

Diversas atrações fazem de Floripa um lugar especial. Grande destino de shows e eventos, as diversas praias, como a de Jurerê, dão um requinte de sofisticação diferenciado no local. Escolas e Universidades elevam o nível educacional para praticamente zero o índice de analfabetismo, enquanto a estimativa é de um recorde de startups por habitante. Assim como os empreendimentos residenciais, Florianópolis segue expandindo comercialmente, aumentando a valorização e o interesse em visitar ou residir na região.

Gosta de Floripa, visite as opções de moradia que as esperam em nosso site, clicando aqui.

loading...
carregando
Atendimento Online

Insira seus dados e inicie uma conversa